O Alargamento das Áreas Habitadas
A África é considerada o "berço da Humanidade", foi neste continente que os arqueólogos encontraram os vestígios mais antigos da presença dos primeiros hominídeos, o Australopiteco e o Homo habilis. Contudo, no final do Paleolítico, o Homo sapiens sapins já se encontrava espalhado por todos os continentes.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiab1uHOkAOMqY2oIBVL22UNZPFn102doyQJJl0DhUVv8W6aWC7Cu0wHNJCiIkPEoAdzSKB-Rrcm4ww_Z5M62ZZlVJsgP6mnZWHi3B8UT9lBMZxo0ZkS7z0CljqkrIsL-nHGBseIEC7uPo/s400/mapa+exp+paleolitic.png)
Clica na imagem para ver o mapa
Quais foram os factores que permitiram o alargamento das áreas habitadas pelo Homem do Paleolítico?
- À medida que os hominídeos evoluíam física e intelectualmente, iam aperfeiçoando novas técnicas, adaptando-se mais facilmente às condições adversas da Natureza.
- Com o domínio do fogo, a partir do Homo erectus , os hominídeos melhoraram a sua alimentação e as suas condições de vida, o que levou a um aumento da população.
- O desenvolvimento da linguagem e da coesão do grupo permitiu o desenvolvimento de novas técnicas de caça. Os grandes caçadores tinham de ser unidos para inventar estratégias e armadilhas de caça.
- As alterações climáticas levaram a transformações da fauna e da flora, obrigando o Homem a procurar novos locais para procurar alimento.
- A formação de grandes glaciares, com a última glaciação, provocou o abaixamento do nível das águas, permitindo a ocupação da Oceânia e a passagem da Ásia para a América, através do estreito de Béring.
A Arte Paleolítica
As Primeiras Sociedades Produtoras
Sociedades produtoras